quinta-feira, 14 de agosto de 2014

A identificação do jogador com os personagens e sua relação com o desenvolvimento da personalidad


Como é a relação entre o jogador e os personagens dos jogos?  Através de uma revisão teórica com base no Behaviorismo Radical, a compreensão dessa relação pode ficar mais clara. Para essa linha da Psicologia, comportamento é toda relação de um organismo (no caso o jogador) com o ambiente (tanto o virtual como o real), assim, tanto o ato de jogar em si, como a identificação com o personagem do jogo, são comportamentos. Essa identificação é possível, devido ao fato do jogo estar inserido em uma determinada cultura.
Assim como todo meio midiático, o jogo é influenciado pelos valores culturais vigentes, isso permite que seja objeto de transferência da herança cultural. Os valores morais e éticos mostrados no jogo são condizentes com os valores das sociedades em que estão inseridos. Apesar de jogos polêmicos, como GTA e Bully serem alvo de críticas, pelo conteúdo violento, por trás da trama existem valores como a busca pela independência, coragem e sucesso financeiro.
Boa parte dos jogos atuais se mantêm sobre esses 3 valores. Além de situações de comportamento social, como cooperação e administração de tarefas. O jogo é um meio para a pessoa realizar esse tipo de comportamento, e isso pode colaborar positivamente para o desenvolvimento desses comportamentos na pessoa fora do mundo dos jogos. O jogo pode servir como um tipo de ensaio sobre as relações que a pessoa possui em seu meio social.
Além disso, como forma mais direta de identificação, estão fatores estéticos e de personalidade com os personagens e com o enredo. Essas características são as que os jogadores costumam apontar como as principais reconhecidas. Por se destacarem mais frente aos valores culturais implícitos.
O que diferencia os jogos de outras mídias é sua capacidade de interação direta, a pessoa pode testar suas crenças e atitudes dentro de um ambiente controlado. Testando assim o que é adequado ou não em determinadas situações. Ao mesmo tempo, a identificação é resultado de uma adição de aspectos do jogo, não de uma visão do jogo em sua totalidade, ou seja, a pessoa se identifica com alguns componentes do jogo, não com ele todo. O que resulta em uma noção de distinção entre o jogo e o mundo real.
Por isso, como dito antes, os comportamentos usados no jogo podem aumentar a chance da pessoa fazer também no mundo real, principalmente se eles forem valorizados em seu meio social e os que são sujeitos à punição tem menos chances de ocorrer. Assim, é importante notar que aquele velho discurso dos jogos que estimulam a violência pode ser nada mais que uma desculpa para justificar o incentivo social dessa violência.

Como forma de ensaio, o vídeo game dificilmente será o único fator responsável pela criação de um novo comportamento. É preciso que ele seja valorizado socialmente quando manifestado e possa ser considerado uma plataforma para testar as possibilidades, para que assim favoreça, também, o desenvolvimento da personalidade da pessoa. 

Referências:
Monteiro, L; Identificação Jogador Personagem: Uma relação comportamental. XII SBGames, São Paulo, 2013. http://www.sbgames.org/sbgames2013/proceedings/cultura/Culture-3_short.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário